quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Materia do 2º ano A1,A2 e A3

MODERNISMO s.m. Movimento artístico-literário que surgiu no Brasil após a Primeira Guerra Mundial. - Foi uma violenta reação ao subjetivismo decadente do romantismo e ao formalismo rígido e sofisticado da poesia parnasiana.
Reivindicou a necessidade de renovação radical dos meios, das formas e das fórmulas de expressão artística, estimulando a pesquisa da realidade brasileira. O ideal era estabelecer uma consciência criadora nacional, integrando o homem brasileiro em sua brasilidade. A literatura passou, então, a tratar de temas tipicamente nacionais, criando, por conseguinte, uma língua literária própria.
Dois aspectos marcantes da ficção anteciparam-se a este movimento: o regionalismo (que refletia a linguagem e as particularidades da regido em que se desenvolvia a trama) e a literatura urbana (que fixava os tipos, os costumes e a linguagem da cidade).

O marco oficial do modernismo no Brasil foi a Semana de Arte Moderna, em 1922. Num país saturado de influências estrangeiras, proclamou-se um nacionalismo intransigente.
De 1922 a 1930, predominou uma orientação revolucionária, de escândalo e destruição da arte tradicional (simbolista e parnasiana). Essa primeira fase foi polêmica, marcada por uma busca de originalidade. O grande líder foi Mário de Andrade. Seu livro de poemas, Paulicéia desvairada (1922), inaugurou definitivamente o movimento. Outro modernista de grande destaque foi Oswald de Andrade. Sua obra de estréia foi Os condenados (1922).

A partir de 1930, o modernismo se estabilizou. Pouco a pouco, as posições extremadas de escândalo e destruição da arte tradicional foram abandonadas. Era importante então, aumentar a produção de obras genuinamente brasileiras.
Na ficção, a geração de 30 teve nomes destacados como José Lins do Rego, Rachel de Queiroz, José Américo de Almeida, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Amando


Desapego
A vida vai depressa e devagar
Mas a todo momento
penso que posso acabar
Porque o bem da vida seria ter
mesmo no sofrimento
gosto de prazer.
Já nem tenho vontade de falar
senão com árvores, vento,
estrelas, e águas do mar.
E isso pela certeza de saber
que nem ouvem o meu lamento
nem me podem responder.
Cecília Meireles

Suas poesias apresentam a transitoriedade da vida e elementos que transmitem leveza, como a água, o vento, o mar, a música.
Pela musicalidade dos versos e espiritualidade dos temas, é considerada uma poetisa neo-simbolista.


http://www.sitedasartes.hpg.com.br/poesia6.htm

Crise de 1929 no Brasil
Em 1929 ocorreu a Grande Depressão nos Estados Unidos. No Brasil este acontecimento está entrelaçado com a Revolução de 30 e a Crise do café. Apesar disto as causas da crise do café não foi apenas esta.
O café, em toda a República Velha, foi um produto de grande representatividade em nossa economia, chegando a atingir até 70% das exportações. Por isto, a decadência do café era um dos grandes problemas e medo do governo brasileiro, já que se o café padecia, a economia padecia também.
Na realidade, os problemas com o café, já vinham destes 1900 , quando as plantações começaram a produzir super-safras, e como já foi dito anteriormente uma das medidas para resolver esta situação foi o convenio de Taubaté, que acabou por estimular o surgimento de novas áreas de plantio.
Então, para piorar a situação, ocorre a crise de 1929, contribuindo ainda mais para diminuição do preço do café. Além disto, a crise do café também esta vinculada com a produção arcaica e sem planificação do café, trazendo como conseqüência imediata à oscilação de preços e ruína de muitos produtores, a crise na infra-estrutura econômica do país, a política de valorização que enriquecia os intermediários e especuladores em detrimento dos produtos, o que abriu caminho para os países concorrentes.
A crise, porém, não foi apenas no setor cafeeiro. Vários outros produtos também
foram atingidos, como a carne em conserva, couro, manganês, açúcar, borracha, cacau, fumo, erva mate e óleos.
O setor industrial também foi atingido. Inúmeras empresas faliram, outras reduziram sua carga horária. Além disto, os salários abaixaram, tanto no setor industrial quanto no setor agrícola.
Assim podemos ver que a crise no Brasil não foi apenas no setor cafeeiro, mas de toda a economia brasileira. Além disto, a crise não era apenas um reflexo da grande depressão, mas uma crise causada por um sistema econômico com diversos problemas.
Vale ressaltar que a crise afetou, também, na política. Na Europa, foi uma das causas dos regimes totalitaristas se espalharem, o que influenciou Vargas no Estado Novo. Nos Estados Unidos, com Roosevelt e o New Deal, uma política reparadora para a crise que influenciou algumas decisões do governo de Vargas.

www.scribd.com/doc/.../Crise-de-29-no-Brasil -

Nenhum comentário:

Postar um comentário