quarta-feira, 14 de março de 2012





Imagem do Google mapas


Beringia – entre 15 a 13000 a.C

Durante as últimas glaciações, com a recessão da água dos oceanos, a área do estreito transformou-se numa ponte natural entre a Ásia e as Américas, denominada atualmente Ponte Terrestre de Bering, por onde poderiam ter chegado à América os povos que primeiro a colonizaram (ver Arqueologia das Américas).

Tanto o Estreito de Bering, como o Mar Chukchi a norte e o Mar de Bering a sul, são mares de pequenas profundidades e durante as glaciações a água do mar concentra-se nas calotas polares e nas geleiras, fazendo baixar o nível do mar e expondo os fundos marinhos de pequenas profundidades. Outras pontes terrestres se formaram e desapareceram nos períodos interglaciais: há 14 mil anos a Austrália esteve unida à Nova Guiné e à Tasmânia e as Ilhas Britânicas estiveram ligadas à Europa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estreito_de_Bering

· O congelamento da região de Beringia propiciou a travessia tanto da Mega fauna quanto dos seres humanos para a América que acompanhavam a migração dos animais pois deles eram dependentes.

· A 13 mil anos estes animais começaram a diminuir junto com o aquecimento global o que levou ao surgimento de animais de porte menor como o bisão americano. Além disto o degelo levou ao fim os longos invernos o que provocou perda dos alimentos que ficavam armazenados no chão em buracos.

· Dão início a pesca.

· Desenvolveram a agulha de osso e passaram a utilizar roupas costuradas.

Ataque a Mamute

Origem: Wikepédia, enciclopédia livre.


O Caminho Para a América

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4

Paleoindio Os paleoamericanos ou paleoameríndios é um termo utilizado para designar os primeiros povos que entraram e, posteriormente, habitaram, o continente americano durante os últimos episódios glaciais do período Pleistoceno tardio.

· O povo de Clóvis;

· Faziam trocas;

· Faziam roupas de couro de animais costuradas com agulha de osso;

· Utilizavam enfeites;

· Atacavam grandes grupos de animais e armazenavam a carne do bisão;

· Faziam cerimônias e danças rituais antes da caçada.


Mega Fauna

Caçada ao Bisão


Pontas de flecha e de lança do perído Clóvis



Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paleo%C3%ADndios#cite_note-0

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paleol%C3%ADtico


Nenhum comentário:

Postar um comentário